Portfolio IE | Hugo Farinha

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

REUNIÃO ENTRE DIRECÇÃO E TRABALHADOR (role play)

(colocando em prática alguns pressupostos de inteligência emocional e comunicação)

DIRECTOR: Olá Paulo, podes sentar. Queres beber café?

PAULO: Ok, pode ser.

DIRECTOR (ao telefone): Cristina, faça o favor de trazer dois cafezinhos.

DIRECTOR: Como foi o fim-semana? Foste passear com a família? Viste o jogo do Benfica? A jogar assim vamos ser campeões. É pena é o Cardozo falhar tantos golos.

PAULO: O fim-de-semana foi óptimo, fui ao Nordeste no Sábado fazer um passeio pedestre com a família, e no Domingo fiz um churrasco para os amigos e tivemos a ver o Glorioso a jogar, não deu hipótese nenhuma ao adversário.

DIRECTOR: É verdade, o Benfica jogou bem mas aquele Jorge Jesus às vezes é um bocado palerma ao colocar a jogar aquele lateral esquerdo… como se chama… o brasileiro… o…

PAULO: o Emerson…

DIRECTOR: Exactamente, esse jogador não está a altura dos pergaminhos do Benfica, deviam arranjar outro para aquela posição.

PAULO: Tens razão, espero que na próxima época o Jorge Jesus não seja tão teimoso ao colocar sempre o Emerson a jogar.

DIRECTOR: Pois é.. Vamos ver. O Benfica merece jogadores com mais qualidade pois é o Clube com mais sócios activos do Mundo.

Bem, chamei-te aqui ao meu gabinete pois gostava de falar contigo sobre a tua prestação na nossa empresa. Tu és de facto um excelente trabalhador e uma mais valia para a nossa empresa. Desde 2005 que trabalhas connosco sendo um trabalhador pontual e assíduo, demonstras grande sentido de responsabilidade nas tarefas que desempenhas, trabalhas muito bem em equipa e dás um contributo de melhoria contínua no teu processo de trabalho.

Gostaria de dizer-te que neste momento a nossa empresa está a passar momentos muito difíceis devido à conjuntura económica que estamos a passar a nível interno e externo. Continuamos a produzir e a ter encomendas a médio prazo, no entanto, a longo prazo o ritmo de encomendas abrandou substancialmente em paralelo com a extrema dificuldade dos nossos clientes em efectuarem os pagamentos das facturas dentro do prazo previsto. Só para teres uma ideia, temos neste momento cerca de 1 Milhão de Euros para receber dos nossos clientes e não sabemos quando vamos receber pois alguns estão a passar também enormes dificuldades financeiras.

A Administração e a Direcção da empresa tem vindo a fazer um enorme esforço para manter os ordenados em dia de todos os trabalhadores assim como os pagamentos da Segurança Social, IVA e IRC. Neste momento muito difícil que estamos a passar vamos precisar da ajuda dos nossos trabalhadores para ultrapassar esta situação, pois no próximo Trimestre a empresa não vai conseguir cumprir com as suas obrigações se não fizer um plano de acção urgente a este nível.

Assim sendo, a Administração e a Direcção decidiram efectuar alguns ajustamentos nos ordenados dos trabalhadores que vão entrar em vigor no próximo mês e que permitirá à empresa não despedir ninguém e cumprir com todas as suas obrigações se este plano tiver sucesso. É muito importante para nós manter todos os postos de trabalho. No teu caso concreto que estás num patamar de vencimento superior a 1500€ decidimos reduzir em 150€ o teu rendimento mensal, assim como metade do subsídio de Férias e metade do Subsidio de Natal.

Esta medida é temporária até finais de 2014. A empresa tem de equilibrar as suas contas e para isso contamos com a ajuda de todos. Quando a empresa equilibrar as suas contas serão retomados os vencimentos normais. Gostaríamos imenso de poder continuar a contar com o teu contributo.

Sabes, o teu contributo é importante para o sucesso da empresa dado que és um colaborador que está sempre atento à inovação dos produtos concorrentes, dás a tua opinião no sentido de melhorar o nosso produto. Isso para nós é bastante importante pois permite desenvolver o nosso produto ao longo do tempo, fidelizando os nossos clientes e angariando novos. A nossa empresa estaria ainda melhor se tivesse muitos PAULOS a trabalhar nela.

PAULO: De facto, não estava à espera desta noticia logo numa segunda-feira de manhã, fui surpreendido e neste momento preciso de 1 dia para pensar sobre o assunto e amanhã de manhã estarei em condições para dar uma resposta. Espero que compreendam a minha posição assim como estou a compreender a decisão da empresa.

DIRECTOR: Muito bem Paulo, amanhã voltaremos a falar sobre este assunto. Obrigado.

(no dia seguinte de manhã)

DIRECTOR: Então Paulo, já tem uma resposta sobre o assunto que falámos ontem?

PAULO: Tive a pensar sobre a proposta que apresentaram ontem para redução do meu ordenado e respectivos subsídios. Compreendo a situação difícil da empresa e espero poder fazer parte da solução para ajudar a empresa a ultrapassar este momento menos bom. Vou continuar a dar o meu máximo contributo a nível individual e em equipa para alcançar os objectivos propostos, para que a empresa tenha sucesso.

EXPLICAÇÃO À LUZ DA COMUNICAÇÃO E CONCEITO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Este role play foi construído tendo em conta alguns pressupostos de técnicas de comunicação e inteligência emocional quer do Director quer do colaborador.

O Director começa a conversa criando empatia com o colaborador e deixando-o mais à vontade.

Depois da empatia inicial e mais à vontade, o Director aplica a técnica da Sandwich, elogio, critica/má noticia (neste caso) e elogio novamente.

O director quando afirma que não pretende despedir ninguém e prefere reduzir o vencimento a quase todos os trabalhadores demonstra sensibilidade social, ou seja, está preocupado com os seus trabalhadores, colocando-se no lugar deles.

O colaborador foi apanhado desprevenido mas teve auto-controlo emocional, ou seja, conseguiu lidar com os seus próprios sentimentos, adequando-os à situação vivida comunicando que precisava de um dia para pensar. Não ficou descontrolado emocionalmente com a notícia da redução do rendimento mensal e dos respectivos subsídios de férias e natal.

Para além disso no dia seguinte comunicou ao Director que estava “disposto a ajudar a empresa e vou continuar a dar o meu máximo contributo para alcançar os objectivos propostos, para que a empresa tenha sucesso.”

Demonstrou através desta comunicação Auto-motivação, dirigindo as emoções a serviço de um objectivo ou realização pessoal.

Como Daniel Goleman refere: “a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas e, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.”

A probabilidade deste colaborador ter sucesso nesta empresa é alta pois demonstra alguma inteligência emocional perante uma situação bastante complicada.

Bibliografia:GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional.

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